Escritório fica sustentável e acessível após reforma
Arquiteta paulistana investiu em soluções verdes na renovação de seu canto de trabalho
No início da carreira, a arquiteta Kika Camasmie não via poesia no seu ofício e quase desistiu da profissão. Mudou de perspectiva em 1998, um ano após formar-se pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Ao visitar o Salão do Móvel de Milão, enfim se convenceu de que a arquitetura vai muito além de desenhar apartamentos-tipo. Encantou-se por projetos residenciais e passou a desenvolver da concepção construtiva ao interior da casa – hoje, Kika acredita que essas etapas são indissociáveis.
Outro conceito cada vez mais presente é a sustentabilidade. Seu escritório, membro do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), assina propostas que fomentam desempenho econômico, social e ambiental. A começar pela sede (abaixo), cuja reforma priorizou ventilação natural, reaproveitamento de materiais, pisos permeáveis e acessibilidade.
1. De madeira, a rampa de 0,80 x 4,10 m segue a norma de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que exige inclinação máxima de 8,33%.
2. Para verticalizar a fachada, uma telha galvanizada reveste a alvenaria. Duas peças ganharam dobradiças para fazer as vezes de porta. A execução coube à Edifcon.
3. Sem muros, o pátio tornou-se extensão da calçada. O piso permeável, intercalado com grama-esmeralda, mantém 64% da superfície verde.
4. Antes pintada, a casa dos anos 60 agora exibe seus tijolos (protegidos com resina Acqüella, da Vedacit).
5. Janelas amplas substituíram as antigas, pequenas. A grade metálica resguarda as folhas de vidro e ventila o interior quando estas estão abertas.
[Ver publicação original clicando aqui!]
Compartilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Ler mais!
Escritório fica sustentável e acessível após reforma
Escritório fica sustentável e acessível após reforma
Arquiteta paulistana investiu em soluções verdes na renovação de seu canto de trabalho
Cozinha acessível para pessoas da terceira idade
Cozinha acessível para pessoas da terceira idade
Nestes tempos em que é importante que os idosos cuidem muito mais de sua saúde, estar em casa, tendo um ambiente acessível e confortável pode significar muito na qualidade de vida e sentimento de bem-estar deles estando em casa. A cozinha por exemplo, com alguns detalhes focados em acessibilidade pode ser algo bastante significativo.
Tintas – Qual o tipo ideal para pintar cada ambiente
Tintas – Qual o tipo ideal para pintar cada ambiente
Pintar as paredes é uma das melhores formas de renovar um ambiente sem ter muito trabalho e, principalmente, sem gastar tanto dinheiro. Mas você sabe qual dos tipos de tintas para paredes é melhor para cada ambiente da casa? Existe alguma maneira de ter uma cor personalizada? Quantas latas de tinta são necessárias para pintar uma parede?
5 Truques Essenciais na Hora de Montar um Home Office
5 Truques Essenciais na Hora de Montar um Home Office
Nos dias atuais, onde muita coisa não está funcionando dentro da normalidade habitual, somos muitas vezes forçados a nos adaptarmos, para seguir com nossa produtividade e rotina de trabalho, com estrutura para render igualmente o que outrora era feito em âmbito empresarial ou escritório fora de casa. Pois bem, temos que contornar a situação da melhor forma possível, e para isso, um home office bem estruturado pode ser peça decisiva nessa nova rotina de trabalho. Listamos nesta publicação, 5 “truques” para seu home office/teletrabalho.
10 dicas para adaptar acessibilidade em casa para idosos ou doentes
10 dicas para adaptar acessibilidade em casa para idosos ou doentes
Acessibilidade em casa é coisa séria, principalmente quando se tem pessoas com mobilidade reduzida vivendo nos mesmos ambientes. Um elevador de acessibilidade, um piso tátil e até portas mais largas fazem toda a diferença para quem precisa de um apoio ao se locomover.
11 Dicas para adaptar a acessibilidade em sua casa
11 Dicas para adaptar a acessibilidade em sua casa
Falar de acessibilidade é fundamental. Quase 24% da população brasileira têm algum tipo de deficiência física ou mobilidade reduzida, e garantir disponibilidade dessas pessoas vai além da inclusão social. No Brasil é lei que estabelecimentos comerciais e espaços urbanos, por exemplo, sejam acessíveis com relação à arquitetura.
Vamos tornar seu projeto realidade!
Acreditamos que qualidade de vida e realização é a chave para uma vida mais feliz. Queremos fazer com que sua casa ou seu negócio seja um lugar onde você tenha plena satisfação e sinta-se realizado com todo o conforto no lugar que você idealiza!
Nosso horário
Segunda a sexta – 8:00-18:30 Hrs
Chama no WhatsApp!
(51) 98415-6220
Nosso e-mail
contato@porticoreformas.com.br