Como reformar imóveis tombados pelo patrimônio histórico
Apesar de serem preservados por órgãos competentes nas esferas municipal (Conpresp), estadual (Condephaat) ou federal (Iphan), os imóveis tombados podem ser usados como residências e até mesmo estabelecimentos comerciais. Mas mesmo diante do charme de sua arquitetura e de seus detalhes antigos, os moradores ou proprietários podem precisar de reformas no local de vez em quando.
Para isso, contudo, é obrigatório obedecer aos critérios de manutenção, restauração e reparos do órgão que fez o tombamento do imóvel. Apesar das instituições serem de esferas governamentais diferentes, isso não significa que uma tenha mais importância do que a outra. Ou seja, um imóvel tombado pelo Iphan não é mais importante do que o preservado pela Conpresp, por exemplo.
Durante o processo de tombamento são determinadas quais as características do imóvel devem ser preservadas integralmente e quais podem sofrer alterações, desde que seguidas regras determinadas. Ambos os critérios devem ser considerados para que a reforma seja viável.
Contudo, antes de iniciar a obra, o proprietário do imóvel tombado precisa pedir autorização da prefeitura, onde é feita a consulta aos registros do tombamento para identificar qual órgão é responsável pela preservação. Em seguida, deve-se verificar com essa instituição como obter uma solicitação de intervenção e os documentos necessários para isso. Esse passo é mandatório até mesmo no caso de obras menos complexas, como pintura e troca do piso.
Evitar descaracterização do imóvel tombado é a principal regra
De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as reformas não podem descaracterizar o imóvel tombado, ou seja, tirar os elementos originais que foram determinados na resolução de tombamento. O objetivo é impedir a perda ou demolição de bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental ou mesmo de valor afetivo para a população.
E, para isso, o cuidado com a contratação da empresa que irá realizar as obras também é fundamental. Em caso de reformas periódicas de manutenção, é permitida a contratação de empresas de construção civil comuns, desde que sejam avisadas sobre o tombamento do imóvel. Durante toda a reforma, devem seguir os critérios de preservação para manter as características originais da estrutura.
Se for necessário realizar reformas mais complexas, como restauração do imóvel que esteja degradado, é necessário contratar empresas especializadas nas técnicas de construção empregadas na estrutura original. Proprietários que desobedecerem às normas podem ter as obras embargadas e o imóvel lacrado até a regularização. Além de arcar com multa e até custos de restauro das características originais, caso a intervenção já tenha sido realizada.
O que fazer para tombar um imóvel
Segundo a Prefeitura de São Paulo, qualquer pessoa pode solicitar o tombamento de um imóvel localizado na cidade. Para isso, precisa explicar o motivo do requerimento de preservação do patrimônio e, se possível, anexar documentos históricos que comprovem a justificativa. A solicitação é feita por correspondência e avaliada pela Conpresp.
[Ver publicação original clicando aqui!]
Compartilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Ler mais!
Como reformar imóveis tombados pelo patrimônio histórico
Como reformar imóveis tombados pelo patrimônio histórico
Intervenções devem ser autorizadas pelas esferas competentes e não podem descaracterizar o imóvel tombado
Vai fazer uma reforma hidráulica? Não cometa esses erros!
Vai fazer uma reforma hidráulica? Não cometa esses erros!
Uma reforma hidráulica exige muito cuidado! Afinal, muitos outros itens da casa vão receber intervenção para reformar a parte hidráulica. Veja os erros!
Afinal, você sabe o que precisa antes de derrubar uma parede?
Afinal, você sabe o que precisa antes de derrubar uma parede?
Ambientes mais espaçosos e iluminados vêm se tornando uma tendência nos últimos anos. Uma opção para tornar um cômodo de uma casa ou apartamento mais amplo é, sem dúvida, a derrubada de paredes. Arquitetos e designers de interiores utilizam desse artifício para entregar projetos que encantem seus clientes.
10 dicas para acertar na iluminação residencial
10 dicas para acertar na iluminação residencial
Um bom projeto de iluminação residencial pode ajudar não só na decoração dos cômodos, como influenciar no bem-estar dos moradores e até mesmo na conta de luz no final do mês. Algumas dicas básicas podem fazer toda diferença, principalmente se você ainda está na fase de planejamento do projeto.
Casa na praia: o que você precisa saber para reformar, decorar ou ter a sua
Casa na praia: o que você precisa saber para reformar, decorar ou ter a sua
O verão está bombando! Para aproveitar os tão desejados dias quentes, a praia é o destino preferido onde o trio “sol, areia e mar” revigora corpo e espírito. Separamos dicas interessantes para você que está pensando em reformar sua casa de praia.
5 tendências da construção civil que não podem ser ignoradas
5 tendências da construção civil que não podem ser ignoradas
Construtoras dependem de agilidade e controle para cumprir prazos, reduzir custos e melhorar resultados. Por isso é essencial conhecer as tendências da construção civil, garantindo que todas as oportunidades oferecidas pela tecnologia para ter sucesso no mercado.
Vamos tornar seu projeto realidade!
Acreditamos que qualidade de vida e realização é a chave para uma vida mais feliz. Queremos fazer com que sua casa ou seu negócio seja um lugar onde você tenha plena satisfação e sinta-se realizado com todo o conforto no lugar que você idealiza!
Nosso horário
Segunda a sexta – 8:00-18:30 Hrs
Chama no WhatsApp!
(51) 98415-6220
Nosso e-mail
contato@porticoreformas.com.br