Pule para o conteúdo

7 DICAS para a reforma de escritório ser um sucesso!

7 DICAS para a reforma de escritório ser um sucesso!
admin
Publicado em25/01/2021
Pórtico---logoSite2

7 DICAS para a reforma de escritório ser um sucesso!

Reforma de escritório exige um bom planejamento, não é? Afinal, para alcançar um resultado satisfatório, é necessário cumprir etapas variadas — que incluem desde a definição das reais necessidades do dia a dia de trabalho até a escolha do melhor posicionamento dos móveis e o investimento correto em materiais e mão de obra.

Quer fazer uma renovação do ambiente empresarial bem-sucedida? Venha conhecer as dicas que selecionamos para você neste post. Confira, também, o checklist que preparamos para que nenhum item importante seja esquecido.

Boa leitura!

1. Planeje bem o layout

Decidir o local que cada elemento vai ocupar nos ambientes corporativos é muito mais que uma questão estética. Além de buscar um bom efeito visual e aplicar a ergonomia (com respeito às medidas mínimas entre os móveis, por exemplo), é necessário retratar o conceito da marca e fortalecer a identidade da empresa.

Por isso, desde o início, o posicionamento, a missão, os valores e os objetivos da organização devem ficar claros — já que eles devem ser usados para nortear as decisões tomadas para o projeto.

2. Invista em uma boa marcenaria

Como você deve saber, a definição do layout interfere diretamente no design feito pela marcenaria. Mais do que isso: ele precisa ser bem distribuído e funcional para que não atrapalhe as atividades cotidianas do escritório. Itens como a altura das bancadas e a quantidade de prateleiras e gavetas, por exemplo, devem ser considerados de acordo com as necessidades.

Ah! É fundamental que formatos, cores e texturas estejam de acordo com a identidade visual da empresa, certo? Além do mais, o material escolhido deve ser de boa qualidade para que as peças não se deteriorem com facilidade.

3. Ajuste a comunicação visual

Replicar a logo da empresa em todos os espaços ou repetir suas cores nas paredes não são boas estratégias para fortalecer a marca. Mais do que em cores e formas, a inserção da identidade da organização nos espaços físicos precisa ser feita de maneira sutil e estratégica.

Por isso, é importante ter a assessoria de um profissional experiente e apto a realizar um projeto de arquitetura corporativa, pois é ele quem vai adaptar ideias para a obter um resultado moderno e funcional.

4. Converse com os funcionários

A melhor forma de garantir que todas as necessidades do escritório sejam atendidas pelo projeto é incluir quem trabalha no local nesse processo. Por isso, peça para que os colaboradores informem o que é necessário para tornar os espaços de trabalho mais confortáveis, funcionais, organizados e estimulantes.

Mantenha-se aberto para receber sugestões e repasse-as para os arquitetos responsáveis. Dessa maneira, eles conseguirão projetar transformações positivas que resultem em um melhor funcionamento da empresa.

5. Busque soluções criativas e flexíveis

Uma boa maneira de personalizar os ambientes é usar os tetos de forma criativa, bem como optar por revestimentos e cores que ajudem a ampliar e ressaltar os espaços.

Fuja do comum e abra-se para as infinitas possibilidades que esses itens podem proporcionar. Com um olhar crítico e a consultoria de um arquiteto, evita-se chegar ao efeito oposto: ambientes poluídos e sem propósito.

Lembre-se, também, de considerar as possibilidades futuras de expansão das atividades e dos espaços. Assim, não vai ser necessário fazer outra reforma em pouco tempo. E mais: inclua soluções como divisórias móveis e mobiliário que possa ser facilmente reorganizado.

6. Analise o custo-benefício dos materiais

Dizer que “o barato pode sair caro” parece clichê, mas, quando essa máxima é aplicada a materiais de construção, é a mais pura verdade. Paredes sem cor, peças de marcenaria que se desmancham, vazamentos e azulejos que se soltam pouco tempo após o término da obra são apenas alguns exemplos do que pode acontecer.

Por isso, pense bem e considere todas as consequências — que vão desde questões estéticas até a segurança dos usuários do espaço — antes de colocar a economia acima da qualidade na lista de prioridades, hein?

7. Contrate bons profissionais

Uma boa equipe é o grande segredo do sucesso de uma obra, pois desencadeia uma série de bons resultados. Um projeto bem planejado é mais fácil de ser entendido e executado, assim como uma instalação elétrica bem-feita corre menos risco de sofrer um curto-circuito.

Quando se escolhe bem — dos arquitetos aos mestres de obras —, as chances de alcançar o resultado desejado para o ambiente se multiplicam. Por isso, pesquise, busque referências e cobre profissionalismo de todos os que contratar.

Bônus: Checklist para a reforma de escritório

Adapte a lista a seguir às necessidades da sua obra e a mantenha visível para não esquecer nenhuma etapa importante. Confira:

  • contratar um arquiteto experiente para projetar os espaços;
  • aprovar o projeto e definir o responsável pela obra;
  • entregar o projeto da obra e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ao responsável pelo condomínio;
  • retirar móveis e demais objetos dos espaços que serão reformados;
  • alterar ou demolir paredes que não sejam estruturais;
  • retirar revestimentos, portas e janelas e trocar bancadas e soleiras;
  • remover o entulho;
  • construir as novas paredes e instalar ou alterar pontos hidráulicos e elétricos;
  • preparar a estrutura para ar-condicionado e gesso (drywall e sancas);
  • regularizar paredes e contrapiso;
  • impermeabilizar os locais em que pisos e revestimentos serão colocados;
  • definir e furar os pontos de luz no forro de gesso;
  • instalar os revestimentos (no piso e nas paredes);
  • instalar nichos, bancadas, prateleiras e itens hidráulicos (torneiras, vasos sanitários, duchas e outros);
  • pintar tetos, paredes, janelas e portas;
  • colocar móveis planejados ou embutidos;
  • instalar os itens frágeis (luminotécnica, vidros, espelhos, boxes e afins);
  • fixar rodapés;
  • instalar ar-condicionado ou aquecedor e redes de proteção;
  • retirar entulhos que eventualmente tenham sobrado;
  • retocar na pintura;
  • posicionar os móveis soltos e os objetos decorativos.

Para que o resultado de uma reforma de escritório não descaracterize a empresa, é preciso que seja fiel ao que a organização quer apresentar para parceiros, colaboradores e clientes. Além disso, ela deve agregar valor e qualidade de vida aos usuários dos ambientes, com espaços mais funcionais e adequados às suas necessidades.

Quer um projeto de arquitetura corporativa ideal para o cotidiano do seu escritório? Entre em contato com a gente agora mesmo! Nós, da Pórtico Construções e Reformas estamos prontos para lhe atender!

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Ler mais!

Vamos tornar seu projeto realidade!

Acreditamos que qualidade de vida e realização é a chave para uma vida mais feliz. Queremos fazer com que sua casa ou seu negócio seja um lugar onde você tenha plena satisfação e sinta-se realizado com todo o conforto no lugar que você idealiza!

Nosso horário

Segunda a sexta – 8:00-18:30 Hrs

Chama no WhatsApp!

(51) 98415-6220

Nosso e-mail

contato@porticoreformas.com.br

Copyright 2019 – M2M Labs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *